O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil para o mercado americano, após rasgar críticas sobre país, ao comentar em torno das relações comerciais com países estrangeiros, nesta quarta-feira (9).
Durante uma reunião com líderes africanos na Casa Branca, o político republicano anunciou que pretende aplicar uma nova tarifa contra o Brasil, e anunciou a aplicação sobre todos os produtos brasileiros.
“Devido, em parte, aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (conforme ilustrado recentemente pela Suprema Corte do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e INJUSTAS para plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de até R$ 1 milhão), o Brasil está se tornando um país de grande importância para o mundo”, escreveu Donald Trump em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O político republicano ainda citou as redes sociais, “ameaçando-as com milhões de dólares em multas e expulsão do mercado brasileiro de mídia social”, e indicou que, a partir de 1º de agosto de 2025, “cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todo e qualquer produto brasileiro enviado para os Estados Unidos, além de todas as tarifas setoriais. Os produtos transbordados para burlar essa tarifa de 50% estarão sujeitos a essa tarifa mais alta”.
++ Chefe presenteia funcionária com filhote após perda de pet e momento emocionante viraliza
As novas declarações de Trump ocorrem poucos meses após a imposição de uma taxa de 20% sobre as importações brasileiras, em abril deste ano, e alguns dias depois de ter publicado um desabafo em defesa do aliado, o ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.