Um novo estudo científico está agitando a comunidade cosmológica ao reabrir uma das maiores perguntas da humanidade: existe um lugar especial no cosmos que seja o centro do Universo? A ideia de um ponto central já foi aceita em tempos antigos — primeiro com a Terra, depois com o Sol, e depois com a Via Láctea — mas pesquisas modernas já haviam jogado esse conceito no lixo. Agora, pesquisadores estão revisitando o debate com dados reais que podem sugerir uma nova visão sobre nosso lugar no espaço.
++Agora é oficial: 13º salário será liberado antes do esperado e pode turbinar seu fim de ano
Os cosmólogos usam o modelo de expansão do Universo para descrever o cosmos como um todo, onde o espaço em si cresce, fazendo com que todas as galáxias se afastem umas das outras sem um centro físico óbvio. Isso é reforçado pela lei de Hubble, que mostra que a velocidade de afastamento aumenta com a distância, independentemente de onde o observador esteja.
A discussão ganha um tempero extra com a análise da radiação cósmica de fundo (CMB) — o eco quente e antigo do Big Bang — que mostra uma pequena diferença de temperatura em direções opostas do céu, chamada de dipolo, sugerindo que nós nos movemos em relação a esse fundo primordial. O estudo argumenta que esse efeito poderia indicar a presença de um verdadeiro centro cósmico, já que em um universo sem centro esse tipo de anisotropia não deveria aparecer da maneira observada.
++Cientistas soam alerta mundial: o que vai acontecer em 19 de dezembro
A equipe ainda tentou usar essa pista para localizar onde estaria esse possível centro, levando em conta movimentos do Sistema Solar, aglomerados de galáxias e influências gravitacionais de grandes estruturas como o Grande Atrator. Os resultados apontam para uma região na direção da galáxia Centaurus A, mas os próprios autores reconhecem grandes incertezas e ressaltam que os dados atuais ainda não fecham definitivamente a questão.
Créditos: CNN Brasil
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

