O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) se tornou alvo de uma denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) pelos crimes de atentado contra a soberania nacional e traição.
++ Sinais silenciosos de um AVC: sintomas que muitos ignoram e podem custar a vida
Em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta última segunda-feira (3), o petista anunciou que estava protocolando a representação contra o político no STF pelo fato do governador ter enviado informações sobre organizações criminosas do Rio de Janeiro ao governo dos Estados Unidos, solicitando que esses grupos sejam classificados como terroristas.
A designação permitira aos EUA aplicarem sanções contra o Brasil e até mesmo promoverem um ataque militar contra o país em nome do “combate ao terrorismo”. “Estamos entrando hoje com a representação no Supremo Tribunal Federal contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por atentado contra a soberania nacional, por crime de traição nacional. São dois os fatos”, declarou.
“O que é grave é que isso foi feito à revelia do governo brasileiro. Foi uma articulação por fora. De um ente nacional, de um governo estadual, com o governo norte-americano, para que o governo norte-americano unilateralmente designasse as organizações criminosas como terroristas”, afirmou Lindbergh. Na sequência, o líder do PT explicou a gravidade dos atos de Castro e quais as consequências caso facções brasileiras sejam classificadas pelos EUA como organizações terroristas.
“Ele foi tramar isso naquele pior momento da nossa relação diplomática. Você sabe que transformar essas organizações em terroristas não muda nada. Não aumenta a pena em um dia. Literalmente nada. A única coisa que faz é abrir espaço para sanções e para uma intervenção estrangeira em nosso país. Essa turma estava tramando isso. Então faço essa denúncia e vou representá-lo no Supremo Tribunal Federal. Esse é mais um crime cometido pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro”, pontuou o deputado.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

