O Japão bate recorde mundial de centenários pelo 55º ano consecutivo: hoje, quase 100 mil pessoas têm 100 anos ou mais, e impressionantes 88% são mulheres. Entre elas, Tomoko Horino, de 100 anos, se tornou a consultora de beleza mais velha do mundo, provando que idade não é barreira para continuar ativa e independente.
++Os 10 alimentos “milagrosos” que prometem turbinar a memória e o foco após os 50
O país é conhecido pela maior expectativa de vida do planeta, impulsionada por uma combinação de dieta saudável, baixo índice de obesidade e exercícios físicos regulares. Peixes, legumes, verduras e baixo consumo de carne vermelha ajudam a reduzir riscos de doenças cardíacas e câncer, enquanto programas como o Rádio Taiso, com ginástica diária em grupo, mantêm a população em movimento mesmo na terceira idade.
O estudo de Okinawa, região japonesa considerada uma das famosas “zonas azuis” do mundo, revela que um terço dos centenários mantém independência total e altos níveis de atividade física. A longevidade também é estimulada por hábitos espirituais, senso de comunidade e transporte ativo, como caminhar ou usar transporte público diariamente.
++Arroz requentado pode ser um perigo invisível: especialistas alertam para risco à saúde
Apesar do sucesso, especialistas alertam que nem todos os números podem ser confiáveis. Auditorias encontraram milhares de registros desatualizados, com pessoas contabilizadas como vivas décadas após a morte. Mesmo assim, o Japão continua a inspirar o mundo com um modelo de envelhecimento saudável, especialmente entre suas mulheres centenárias, que dominam a lista de longevidade global.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.