Virginia Fonseca entrou com uma ação judicial contra o Instagram/Facebook, após a identificação de seis perfis falsos que utilizavam sua imagem de forma não autorizada e criavam conteúdo com sua imagem com o uso da inteligência artificial.
++ Mosquito da dengue: como o tráfico negreiro ajudou a criar uma praga global
De acordo com o escritório Vidal e Aragão Advocacia, os perfis irregulares se apresentavam como fã-clubes, mas, na prática, se passavam pela própria influenciadora digital. As contas, inclusive, utilizam a imagem dela de forma ilegal, para fins de publicidades on-line, além de criar conteúdos falsos com IA.
Antes de recorrer à Justiça, a equipe jurídica de Virginia Fonseca tentou resolver a situação de forma extrajudicial. Todavia, em nota enviada à revista Quem, seus advogados alegaram que, apesar das notificações formais e das denúncias realizadas na plataforma, nenhuma medida teria sido adotada, tornando-se “necessário o ajuizamento de ação judicial”.
“Apesar das notificações formais e das denúncias realizadas na própria plataforma, nenhuma medida foi adotada. Assim, tornou-se necessário o ajuizamento de ação judicial, com o objetivo de resguardar os direitos da Sra. Virginia Fonseca e retirar do ar as páginas irregulares”, diz um trecho final da nota.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.