Durante uma missão do rover Curiosity em Marte, um simples contato com uma rocha acabou desencadeando uma descoberta inesperada. Ao passar por cima de um fragmento no vale Gediz Vallis — região rica em sulfatos — o veículo partiu a pedra, expondo uma estrutura cristalina com coloração amarela intensa.
++Corrida de boteco “premia” corredores com chopp e drinks
Testes realizados pelos instrumentos a bordo confirmaram que o material que apareceu era enxofre elementar, um mineral até então desconhecido na superfície marciana nessa forma pura. Esse achado surpreende porque as condições geológicas conhecidas da região não pareciam proclives à formação desse mineral de modo livre.
Especialistas destacam que esse enxofre puro se forma apenas em circunstâncias geoquímicas muito específicas — condições que não coincidem com o ambiente previsto em Gediz Vallis — e por isso a descoberta está gerando muitas perguntas.
++Brasil encontra oceano subterrâneo que pode abastecer o mundo por 250 anos!
Além disso, os cientistas identificaram outras rochas com bordas pálidas naquela área, parecidas com aquelas que na Terra indicam infiltrações de água subterrânea, reações químicas com sais e minerais — pistas que podem indicar processos mais complexos do que se imaginava. Há suspeita de que existam mais depósitos desse enxofre em forma pura espalhados pela região.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS