Crie seu negócio online com o poder da inteligência artificial e comece a lucrar hoje com a Jornada V1

Morre Luis Fernando Verissimo aos 88 anos em Porto Alegre

Date:

Era filho do renomado escritor Érico Veríssimo e de Mafalda Halfen Volpe. (Foto: Divulgação)
Era filho do renomado escritor Érico Veríssimo e de Mafalda Halfen Volpe. (Foto: Divulgação)

O escritor e cronista Luis Fernando Verissimo faleceu neste sábado (30/8), aos 88 anos, em Porto Alegre (RS). Ele estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento para tratar uma pneumonia, mas seu estado de saúde se agravou e ele não resistiu.

Além da pneumonia, Verissimo enfrentava outras complicações de saúde. Desde 2016, usava um marca-passo; em 2020, foi diagnosticado com câncer ósseo; em 2021, sofreu um AVC, o que o levou a interromper sua produção literária. Também convivia com a doença de Parkinson e apresentava dificuldades motoras e de fala.

De acordo com a Folha de S. Paulo, sua rotina era marcada por sessões de fisioterapia três vezes por semana, leitura do jornal Zero Hora pela manhã e audições de jazz — seu gênero musical preferido. Ele também acompanhava partidas de futebol, com atenção especial ao Internacional e aos campeonatos europeus.

Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre em 26 de setembro de 1936. Era filho do renomado escritor Érico Veríssimo e de Mafalda Halfen Volpe. Passou parte da infância e juventude nos Estados Unidos, onde completou seus estudos. No Rio de Janeiro, conheceu Lúcia Helena Massa, com quem se casou e teve três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.

Retornou à capital gaúcha em 1956 e começou a trabalhar na Editora Globo. Na década de 1960, integrou o grupo musical Renato e seu Sexteto e, posteriormente, atuou como revisor no jornal Zero Hora, onde passou a escrever uma coluna diária a partir de 1969. Em 1970, passou a colaborar com a Folha da Manhã e, no ano seguinte, criou o semanário O Pato Macho, conhecido pelo humor e ironia característicos do autor.

A estreia literária ocorreu em 1973 com o livro O Popular, mas o sucesso veio em 1981 com O Analista de Bagé. Ao longo da carreira, publicou mais de 70 títulos e vendeu cerca de 5,6 milhões de exemplares. Escreveu para veículos como Veja, Playboy, O Globo, Estadão e participou de programas da TV Globo. Também foi saxofonista do grupo Jazz 6 e colaborou com a dupla Kleiton & Kledir.

Entre suas obras mais conhecidas estão Comédias da Vida Privada, O Clube dos Anjos, Ed Mort: Todas as Histórias, A Velhinha de Taubaté e As Mentiras que os Homens Contam, sempre marcadas por humor, crítica e ironia.

Share post:

Jornada V1

spot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas

Samara Mapoua lamenta morte do namorado, Pedro Henrique, após grave acidente no Rio

A influenciadora digital Samara Mapoua usou as redes sociais...

Bebê de 4 meses morre após ser violentamente sacudida pelo pai

Uma bebê de apenas quatro meses faleceu em Lincoln,...

Bruce Willis vive em casa de apoio após avanço de demência, revela esposa

  Bruce Willis, astro de Hollywood conhecido por filmes como...