Prepare-se: a espetacular chuva de meteoros Perseidas está prestes a brilhar intensamente nos céus brasileiros entre a noite de 12 de agosto (terça-feira) e a madrugada de 13 de agosto (quarta-feira). Essa é a fase mais aguardada do fenômeno, que acontece anualmente entre 17 de julho e 23 de agosto, e promete um verdadeiro show celestial — mesmo que a Lua cheia, com cerca de 84% de iluminação, dificulte a visão dos meteoros menos luminosos.
++Pedalar pode dar até 10 anos de vantagem ao seu cérebro segundo estudo
Segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss em parceria com o Observatório Nacional, o melhor horário para observar é a partir das 3h da madrugada, especialmente no Norte do Brasil, onde as condições são mais favoráveis. No Hemisfério Norte, em noites perfeitas, é possível ver de 50 a 75 meteoros por hora, mas aqui a visibilidade será menor devido à nossa posição geográfica.
Quer aumentar suas chances de presenciar o espetáculo? Escolha um lugar bem escuro, longe das luzes da cidade, apague qualquer iluminação artificial e tenha paciência. Quanto mais o olho se acostumar ao breu, maiores serão as chances de flagrar meteoros cruzando o céu.
++Você não vai acreditar no que uma cereja pode fazer por sua saúde!
Mesmo com a Lua atrapalhando, os meteoros mais brilhantes prometem roubar a cena e deixar qualquer observador de queixo caído. É um daqueles eventos raros em que basta olhar para cima para sentir que está presenciando algo mágico e grandioso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS