A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil, cheia de potássio, fibras e vitaminas — e geralmente considerada um lanche saudável para a maioria das pessoas. Mas especialistas alertam que ela pode fazer mais mal do que bem em alguns casos específicos, especialmente quando consumida em excesso ou por quem já tem condições de saúde que tornam o corpo mais sensível a seus efeitos.
++Estudo revela que macacos também conseguem “viajar na maionese”
Pessoas com doenças renais ou problemas de funcionamento dos rins são um dos grupos mais citados pelos médicos que devem limitar ou até evitar a banana. Isso porque os rins regulam o potássio no corpo, e o alto teor desse mineral na fruta pode acumular no sangue e causar desequilíbrios perigosos.
Quem tem diabetes ou precisa controlar o açúcar no sangue também deve tomar cuidado: a banana tem carboidratos e açúcares naturais que podem elevar os níveis de glicose mais rápido do que outros alimentos mais ricos em fibra.
++Reviravolta chocante à vista? Quatro signos entram em fase decisiva e clima é de tensão no zodíaco
Além disso, pessoas com alergia ao látex, sensibilidade a certos alimentos e quem toma medicamentos que interagem com o potássio devem conversar com um profissional de saúde antes de fazer da banana um lanche diário — afinal, o que é ótimo para uns pode ser risco para outros.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

