O sonho da casa própria ainda move milhões de brasileiros, mas muita gente desconhece que existe, sim, um limite de idade para fechar um financiamento habitacional no país. A regra vai além de renda e score de crédito e pode impactar diretamente quem pretende parcelar um imóvel a longo prazo — especialmente nas faixas etárias mais altas.
++Prompt secreto viraliza e mostra como o ChatGPT pode turbinar seu inglês em poucos dias
Atualmente, o teto permitido foi ampliado: o prazo total do financiamento agora pode chegar até quando o contratante tiver 80 anos e seis meses. Antes, o limite era de 75 anos. A mudança ocorreu após atualização nas normas que regulam os seguros obrigatórios vinculados ao crédito imobiliário, permitindo que bancos e seguradoras estendessem a cobertura por mais tempo.
Na prática, isso significa que uma pessoa de 60 anos, por exemplo, ainda pode financiar um imóvel, desde que o contrato seja quitado antes de atingir essa idade máxima. Assim, seria possível fechar um acordo com prazo superior a 20 anos, ampliando o acesso ao crédito habitacional para quem decide comprar mais tarde.
++Segredos enterrados reaparecem: novas descobertas reescrevem a história da civilização maia
Apesar de boatos que circulam nas redes, não existe qualquer bloqueio ou “trancamento” automático de CPF por causa da idade. O cadastro segue normal, desde que o financiamento respeite as regras e os pagamentos estejam em dia. A ampliação do limite acompanha o aumento da expectativa de vida e o fato de que brasileiros permanecem economicamente ativos por mais tempo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

