Crie seu negócio online com o poder da inteligência artificial e comece a lucrar hoje com a Jornada V1

Aposentadorias acima do mínimo terão reajuste — e pode gerar surpresa no bolso dos idosos

Date:

Os aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo também terão aumento em 2026. Com o novo piso nacional previsto em R$ 1.621, o reajuste não será igual para todos os segurados. Quem ganha além do mínimo terá correção baseada na inflação, seguindo regras diferentes das aplicadas ao valor básico da Previdência.

++Você pode não acreditar, mas quem nasce nesses meses tende a se destacar na escola, segundo estudo

A estimativa é que o reajuste para esses benefícios fique em torno de 4,66%, percentual calculado a partir do INPC, índice usado para medir a inflação sentida pelas famílias de menor renda. Esse mecanismo busca preservar o poder de compra dos aposentados ao longo do ano, evitando perdas causadas pela alta dos preços.

Além dos valores pagos mensalmente, o reajuste também deve impactar o teto do INSS, que corresponde ao maior benefício possível dentro do regime previdenciário. Atualmente acima de R$ 8 mil, o teto será atualizado conforme o índice oficial de inflação, o que pode resultar em um novo patamar para quem contribuiu com valores mais altos ao longo da vida.

++6 livros imperdíveis que vão dominar as conversas em 2026

O pagamento com os valores reajustados começa no início de 2026. Beneficiários que recebem até um salário mínimo costumam ser os primeiros a receber, enquanto quem ganha acima do piso começa a ver o novo valor nos primeiros dias de fevereiro, de acordo com o número final do benefício.

Não deixe de curtir nossa página  no Facebook  e também  no Instagram  para mais  notícias do JETSS

Share post:

Jornada V1

spot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas