Crie seu negócio online com o poder da inteligência artificial e comece a lucrar hoje com a Jornada V1

Trump ameaça derrubar aviões venezuelanos que ameacem forças dos EUA no Caribe

Date:

O presidente declarou nesta sexta-feira (5/9) que qualquer aeronave militar da Venezuela que represente risco às tropas americanas no Caribe será “derrubada”. (Foto: Presidente Donald Trump – White House / Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (5/9) que qualquer aeronave militar da Venezuela que represente risco às tropas americanas no Caribe será “derrubada”. A afirmação foi feita um dia após aviões de combate venezuelanos sobrevoarem o navio USS Jason Dunham, que integra uma frota enviada para perto da costa venezuelana. O Departamento de Defesa dos EUA considerou a ação “extremamente provocativa”.

Durante uma entrevista na Casa Branca, Trump afirmou: “Não quero entrar em detalhes, mas se eles nos colocarem em perigo, serão abatidos”. O sobrevoo ocorreu em meio a uma escalada de tensões após o governo norte-americano intensificar ações contra Nicolás Maduro. Washington acusa o presidente venezuelano de liderar o cartel de drogas Los Soles, recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista.

Com base nessa nova classificação, o Pentágono recebeu autorização para atuar militarmente na América Latina contra cartéis ligados ao tráfico internacional. Essa mudança na política externa permite o envio de tropas americanas a outros países com o objetivo declarado de combater o narcotráfico e o terrorismo.

No início da semana, Trump informou que uma embarcação transportando drogas foi neutralizada no sul do Caribe, resultando na morte de 11 pessoas. Segundo ele, o barco partiu da Venezuela e estava ligado ao grupo criminoso Tren de Aragua. A Casa Branca, no entanto, não divulgou mais informações sobre o incidente.

Apesar da ofensiva, Trump negou que os Estados Unidos tenham intenção de derrubar o governo de Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante a cerimônia de assinatura de uma ordem executiva que altera o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra. Questionado sobre se as ações no Caribe visam uma mudança de regime na Venezuela, Trump respondeu que, embora considere suspeita a reeleição de Maduro, não busca destituí-lo do poder.

Share post:

Jornada V1

spot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas

Margareth Serrão, mãe de Virginia Fonseca, é flagrada chorando em hospital e explica motivo

Margareth Serrão, mãe da influenciadora e apresentadora Virginia Fonseca,...

Tráfico de animais silvestres representa ameaça à saúde pública e à biodiversidade

O comércio ilegal de animais silvestres no Brasil movimenta...

Surfista morre após ataque de tubarão na Austrália

Um surfista de 57 anos, com vasta experiência, faleceu...

Jason Momoa será Blanka em novo filme de Street Fighter, com estreia prevista para 2026

Três décadas após o lançamento de Street Fighter –...