Mariangeles Maia, ex-primeira-dama do Rio de Janeiro, faleceu na noite de sexta-feira (5/9), aos 76 anos, vítima de um AVC hemorrágico. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul da capital fluminense.
Nascida em Santiago, no Chile, Mariangeles era casada há 56 anos com César Maia, ex-prefeito do Rio e atual vereador. Durante os três mandatos do marido à frente da prefeitura, ela atuou ativamente como primeira-dama, liderando por 12 anos a obra social da cidade. Seu trabalho foi voltado à implementação de políticas públicas voltadas às populações em situação de vulnerabilidade social.
Mariangeles deixa dois filhos: Rodrigo Maia, que presidiu a Câmara dos Deputados, e Daniela Maia, atual secretária de Turismo do Rio. Ela também era avó de oito netos.
Em homenagem à sua trajetória e contribuição à cidade, a prefeitura do Rio decretou luto oficial de três dias. O velório será realizado no domingo (7/9), no Palácio da Cidade, em Botafogo, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista.