Crie seu negócio online com o poder da inteligência artificial e comece a lucrar hoje com a Jornada V1

Pardelas-listradas fazem cocô em pleno voo e ajudam a fertilizar os oceanos

Date:

Seagull (Foto Alexander Gresbek / Pixabay)

Durante observações do céu, cientistas japoneses notaram um comportamento peculiar das pardelas-listradas (Ardenna grisea): essas aves marinhas defecam com frequência enquanto voam sobre o oceano. A eliminação das fezes ocorre várias vezes por hora e se destaca pela regularidade, sem afetar o equilíbrio ou a estabilidade do voo.

Essas aves percorrem grandes distâncias migratórias, sendo encontradas em diversos oceanos, inclusive no Atlântico Sul. Seu estilo de vida nômade está relacionado diretamente à forma como se alimentam e se reproduzem. O guano — como são chamadas as fezes das aves marinhas, ricas em nitrogênio e fósforo — é liberado diretamente no mar, funcionando como uma fonte adicional de nutrientes que pode impactar desde o oceano aberto até ecossistemas recifais.

O elevado metabolismo das pardelas-listradas acelera a produção de ácido úrico, resultado da digestão de proteínas e principal via de excreção de nitrogênio nessas aves. Para evitar sobrecarga renal e intoxicação, o organismo precisa eliminar esse resíduo com frequência. Além disso, cada grama de fezes acumulada representa peso extra, o que aumentaria o esforço energético durante as longas viagens migratórias.

Gaivota marinha em pleno voo migratório. (Foto: Sam Badmaeva / Unsplash)

As aves possuem adaptações anatômicas que tornam o processo de defecação rápido e eficiente, sem comprometer o voo. Quando estão na água, quase não defecam, o que ajuda a manter as penas limpas e impermeáveis, além de evitar odores que possam atrair predadores.

O guano também tem papel ecológico importante. Em locais com alta densidade de aves, os nutrientes contidos nas fezes favorecem o crescimento de fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha. Em mar aberto, esse efeito é localizado, mas ainda relevante. Já em recifes, o excesso de nutrientes pode desbalancear o ecossistema, favorecendo algas em detrimento dos corais.

Share post:

Jornada V1

spot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas

Samara Mapoua lamenta morte do namorado, Pedro Henrique, após grave acidente no Rio

A influenciadora digital Samara Mapoua usou as redes sociais...

Bebê de 4 meses morre após ser violentamente sacudida pelo pai

Uma bebê de apenas quatro meses faleceu em Lincoln,...

Bruce Willis vive em casa de apoio após avanço de demência, revela esposa

  Bruce Willis, astro de Hollywood conhecido por filmes como...