O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, neste domingo (20), um manifesto intitulado “democracia sempre”, assinado pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric Font, da Espanha, Pedro Sánchez Pérez-Castejón, do Uruguai, Yamandú Orsi, e da Colômbia, Gustavo Petro.
++ Adestrador conquista web ao dar banho em macaquinho treinado
No texto, os políticos destacaram que “não cabe o imobilismo nem o medo” diante dos desafios enfrentados pelos regimes democráticos. Além disto, afirmaram que, com o mundo cada vez mais polarizado, os “líderes progressistas” têm o dever de agir com convicção e responsabilidade “frente àqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições”.
Os presidentes ainda defendem que a democracia é o melhor caminho para garantia da paz, e defenderam estratégias para impulsionar o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável, a justiça social e os direitos humanos.
“A democracia é frágil se não for cuidada. Hoje nos reúne a certeza compartilhada da necessidade de melhorar a resposta do Estado às demandas de nossos povos e governar com eficácia, com justiça, com direitos. Com democracia, sempre”, disse.
++ Bebê é acolhido por nova família com apenas dois dias de vida
Segundo o texto, esse cenário impõe um “mal-estar profundo” na sociedade, principalmente com as “persistentes desigualdades, o retrocesso nos direitos fundamentais, a disseminação da desinformação e de discurso de ódio em plataformas digitais e a expansão de redes criminosas que desafiam a legitimidade do Estado”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.