Você anda estressado, ansioso e sentindo que o mundo está demais? Talvez a resposta esteja miando no sofá. Um estudo recente mostra que conviver com gatos pode trazer benefícios reais à saúde mental, principalmente no alívio da ansiedade. Isso mesmo: os felinos, com seu jeitinho misterioso e tranquilo, têm o poder de acalmar os nervos e melhorar o bem-estar dos humanos.
++Lula ironiza medidas tarifárias de Trump: “Vou levar jabuticaba para ele”
Pesquisadores explicam que o simples ato de acariciar um gato pode ativar áreas do cérebro ligadas ao prazer e à liberação de hormônios como a oxitocina — conhecida como o “hormônio do amor”. Essa interação também ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Não é à toa que muitos tutores relatam sentir-se melhor só de estarem perto de seus gatos, especialmente após dias difíceis.
Outro fator importante é o comportamento independente dos gatos. Por não exigirem atenção o tempo todo e respeitarem o espaço dos humanos, eles são companheiros ideais para quem sofre de ansiedade social ou precisa de silêncio e paz para se reorganizar emocionalmente. A presença deles, mesmo em silêncio, oferece conforto e segurança.
++Regina Duarte expõe única condição de fazer seu retorno às novelas
Além disso, os gatos podem ensinar lições preciosas sobre viver o presente. Com sua rotina tranquila, cochilos frequentes e olhares profundos, eles mostram que desacelerar pode ser a chave para uma vida mais equilibrada. Para muitos, o ronronar de um gato é quase uma terapia — e agora, com respaldo científico, o bichano pode ser visto como um verdadeiro aliado da saúde emocional.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.