
Um vídeo impactante vem chamando atenção nas redes sociais ao mostrar o exato momento em que o solo se parte durante o terremoto devastador que atingiu Mianmar em 28 de março. O tremor de magnitude 7,7 aconteceu às 12h50 (horário local) e foi sentido até a Tailândia, deixando quase 5.500 mortos. A gravação pode ser a primeira a capturar claramente uma “ruptura superficial”, quando a falha sísmica rompe até a superfície.
++Virginia perde grande números de seguidores depois de depor na CPI
O vídeo foi publicado no Facebook pelo engenheiro de Singapura, Htin Aung, e mostra o parque solar Thapyawa, da empresa GP Energy Myanmar, nas proximidades de Thazi. As imagens começam com um portão de concreto balançando, até que, segundos depois, o solo literalmente se abre diante da câmera, formando uma rachadura assustadora.
Segundo o sismólogo John Vidale, da Universidade do Sul da Califórnia, “é realmente perturbador” ver a terra se rasgando em tempo real. Ele afirma que nunca viu um registro semelhante com tamanha clareza. O geofísico Rick Aster, da Universidade Estadual do Colorado, reforça: “até onde sei, é o melhor registro visual de uma ruptura superficial causada por um grande terremoto”.
++Padre Fábio de Melo se pronuncia após gerente demitido desmenti-lo sobre polêmica
O fenômeno raro e a força brutal do abalo sísmico fazem do vídeo um documento inédito sobre a atividade tectônica extrema na região. O conteúdo ganhou destaque também entre especialistas, que estudam o registro como uma das melhores evidências já vistas de uma ruptura real provocada por um terremoto.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.