Início Notícias Dinheiro Trump cita Brasil ao anunciar tarifas recíprocas a países que cobram os...

Trump cita Brasil ao anunciar tarifas recíprocas a países que cobram os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um memorando, chamado de “Plano Justo e Recíproco”, nesta quinta-feira (13), em que determina a cobrança de tarifas recíprocas a países que cobram taxas de importação de produtos americanos.

++ Eduardo Paes massacra Nikolas Ferreira após crítica por show de Lady Gaga

Os memorandos, para quem não sabe, são menos formais que os decretos que o político republicano tem utilizado para regulamentar seu “tarifaço” contra parceiros comerciais, mas ainda direcionam ações governamentais.

Em justificativa sobre a criação, o governo dos EUA mencionou o etanol brasileiro para efeito de comparação. “A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%. No entanto, o Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre as exportações de etanol dos EUA. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil”, explica.

Trump também afirmou que os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) podem sofrer uma taxa de no mínimo 100% se quiserem “brincar com o dólar”. E além do Brasil, o comunicado diz que a União Europeia pode exportar mariscos aos EUA, mas proíbe exportações de mariscos de 48 estados americanos.

++ PF cumpre mandado contra suspeito de ameaçar o presidente Lula

Ademais, a UE impõe uma tarifa de 10% sobre carros importados, enquanto os EUA cobram apenas 2,5%. As tarifas não entram em vigor de forma imediata, visto que a equipe de comércio de Trump ainda estuda as relações bilaterais do país.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.