Início Notícias Brasil Sobrinho de Bolsonaro é denunciado por tentativa de golpe de Estado

Sobrinho de Bolsonaro é denunciado por tentativa de golpe de Estado

Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi denunciado por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, nesta quarta-feira (22).

++ Lula cogita não sair candidato a reeleição em 2026, diz CNN

O rapaz, que é considerada uma das pessoas mais próximas do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), está sendo investigado no inquérito, e foi indiciado pela Polícia Federal (PF). Na condição de que o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o parente do político inelegível se tornará réu e irá a julgamento.

Segundo a PGR, Léo Índio participou do fatídico 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes e incitou atos antidemocráticos através de grupos de WhatsApp e redes sociais, tendo sido, assim, denunciado por 5 crimes: associação criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.

“[Léo Índio] destruiu e concorreu para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, ao avançar contra a sede do Congresso Nacional, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para a União”, diz trecho de denúncia.

++ Elon Musk quebra o silêncio após acusações de gesto nazista em posse de Trump

“As informações revelam, além disso, que o denunciado também esteve envolvido em outras atividades de cunho antidemocrático, dentre elas as manifestações ocorridas em acampamentos erguidos após as eleições presidenciais de 2022, em frente a unidades militares”, acrescentou a PGR.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.