Nesta quinta-feira, dia 22 de junho, por volta das 7h, encerrou-se o prazo estimado de reserva de oxigênio do submarino da empresa OceanGate Expeditions, que estava transportando cinco passageiros para uma expedição aos destroços do navio Titanic.
A embarcação desapareceu no último domingo (18), no oceano Atlântico, quando perdeu contato com a Guarda Costeira de Boston, nos Estados Unidos. Desde então, equipes de resgate do Canadá e dos Estados Unidos, com o auxílio de embarcações francesas, estão realizando buscas intensivas pelo submarino, que já duram quatro dias.
++ Ary Mirelle detalha como descobriu estar grávida de João Gomes: “Fiz quatro vezes o teste”
Após o desaparecimento no domingo, a estimativa inicial era de que os tripulantes tivessem mais 96 horas de oxigênio disponível. No entanto, na manhã da última quarta-feira (21), o contra-almirante John Mauger afirmou em entrevista à BBC que as autoridades norte-americanas já trabalhavam com um prazo inferior a 20 horas.
Atualmente, oito navios, além de aeronaves e sondas, estão empenhados na busca pelo submarino. A operação de resgate está sendo realizada a cerca de 600 km da costa do Canadá. As buscas concentram-se em uma região onde aeronaves captaram ruídos subaquáticos que podem ser provenientes do submarino, mas a Guarda Costeira dos EUA admite não ter certeza se tais sons estão realmente relacionados à embarcação desaparecida.
Um dos desafios para o resgate é a profundidade em que o submarino pode estar submerso. Segundo relatos divulgados pela imprensa norte-americana, uma embarcação tripulada da Marinha dos Estados Unidos só teria capacidade de descer até cerca de 600 metros de profundidade.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.