Início Notícias Brasil PGR está prestes a apresentar denúncia contra Bolsonaro

PGR está prestes a apresentar denúncia contra Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por tentativa de golpe de Estado, nos próximos dias.

++ Indiciado, Bolsonaro sofre nova derrota em decisão do STF

As expectativa são de que a denúncia seja apresentada ainda ao longo deste mês de fevereiro. O que é comentado entre interlocutores é de que a autoridade teria dito que o caso “exige atenção” e não pode ser analisado de forma apressada.

A PGR possui o relatório da Polícia Federal (PF) apresentado em novembro do ano passado, ao qual indiciou Bolsonaro e outras 39 pessoas pela tentativa de aplicação do golpe entre o final de 2022 e início de 2023, que tinha por objetivo impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) e manter miliares no poder.

A partir da análise deste relatório, o procurador-geral da República fará ajustes e suas conclusões sobre o caso constarão na denúncia, que será enviada ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. Caberá ao magistrado, então, aceitar ou não a denúncia.

++ Trump sugere acesso a minerais ucranianos como contrapartida para manter apoio dos EUA

Em caso de aceitação, Bolsonaro se torna oficialmente réu e dá-se início a uma ação penal no STF, que desaguará em um julgamento que definirá se o ex-presidente é culpado ou não pela tentativa de golpe. Caso condenado, ele, que já está inelegível, pode pegar até 28 anos de prisão.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.