O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou nesta quinta-feira (18.abr.2024) a possibilidade de um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, e Vladimir Putin, da Rússia, durante a cúpula do Brics em outubro. Zelensky afirmou em entrevista à CNN que tal encontro seria um “grande erro” e que Putin precisa ser politicamente isolado devido à invasão da Ucrânia. Ele destacou que a visita de líderes como Lula poderia conferir legitimidade ao russo, o que, na sua opinião, seria inadequado.
++Kate Middleton e príncipe William planejam fazer “casa secreta” para morar com a família
Além disso, Zelensky expressou descontentamento por nunca ter sido convidado a visitar o Brasil, ao contrário do presidente argentino, Javier Milei, cuja posse em dezembro de 2023 contou com a presença de ao menos 8 chefes de Estado, incluindo o ucraniano. Zelensky ressaltou a importância de isolar Putin politicamente e afirmou que qualquer gesto de reconhecimento ao presidente russo seria um equívoco diante dos erros históricos cometidos na Ucrânia.
++Relatório americano acusa Alexandre de Moraes por censura da oposição política
A cúpula do Brics está agendada para ocorrer de 22 a 24 de outubro em Cazã, na Rússia, e é esperado que seja um momento de possíveis encontros entre os líderes dos países membros. No entanto, a declaração de Zelensky indica a preocupação de alguns líderes internacionais em evitar a normalização das relações com a Rússia enquanto perdurarem as tensões na região ucraniana.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.