Início Notícias Mundo Venezuela acusa Brasil de “agressão grosseira” após críticas do Itamaraty a declarações...

Venezuela acusa Brasil de “agressão grosseira” após críticas do Itamaraty a declarações de Maduro

Neste sábado (2), o governo da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro, emitiu novas críticas ao Brasil, acusando o país de praticar uma “agressão descarada e grosseira” contra o presidente venezuelano e de conduzir uma “campanha sistemática” em desacordo com os princípios das Nações Unidas. A declaração foi publicada nas redes sociais do chanceler Yván Gil Pinto.

++Bruno Gagliasso não responde a convite de Tiago Leifert após divergência sobre Vini Jr

A reação venezuelana veio após o Itamaraty ter expressado surpresa na sexta-feira (1) com ataques de Caracas dirigidos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a diplomatas brasileiros. Esses ataques surgiram no contexto da decisão do Brasil de bloquear a entrada da Venezuela no grupo econômico Brics.

O comunicado do governo de Maduro afirmou que o Brasil estaria interferindo na “soberania nacional” e na “autodeterminação dos povos”, contrariando até a Constituição brasileira que defende a não ingerência em assuntos internos de outros estados. Além disso, a Venezuela pediu que o Itamaraty adote uma postura “profissional e respeitosa” em suas relações diplomáticas, seguindo o exemplo da política externa venezuelana.

++Scarlett Johansson lidera colegas de “Vingadores” em apoio a Kamala Harris

O episódio que acirrou a tensão incluiu a publicação, pela polícia venezuelana, de uma imagem com a bandeira brasileira acompanhada da frase “Quem se mete com a Venezuela se dá mal” e uma silhueta de um homem que lembra o presidente Lula, com o rosto escurecido.

Em resposta, o governo brasileiro classificou as declarações de Maduro como ofensivas e afirmou que essa retórica não condiz com a abordagem respeitosa que o Brasil adota em relação à Venezuela e seu povo, destacando que o país respeita a soberania de outras nações.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS