O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou uma ordem que revoga as restrições à pressão da água em chuveiros, originalmente estabelecidas durante o governo de Barack Obama e retomadas por Joe Biden. A decisão, anunciada em uma cerimônia no Salão Oval, é parte de uma iniciativa para flexibilizar normas de eficiência hídrica em aparelhos domésticos, como chuveiros, vasos sanitários e lava-louças.
++Giulia Costa desabafa sobre comparações com Flávia Alessandra: “Acho doentio”
Trump justificou a medida com uma queixa pessoal, dizendo que as regras o obrigavam a ficar por 15 minutos sob o chuveiro para conseguir lavar o cabelo adequadamente, o que considerou absurdo. “Gosto de um bom banho e quero cuidar do meu lindo cabelo”, afirmou, em tom bem-humorado.
A nova diretriz ordena ao Departamento de Energia que suspenda a regra que limitava o fluxo de água dos chuveiros a 2,5 galões por minuto (cerca de 9,5 litros). Para o ex-presidente, esse tipo de regulação representa um entrave desnecessário à liberdade individual e à economia americana.
++Homem constrói cadeira que se transforma em escada e invenção viraliza nas redes
Segundo um folheto informativo divulgado pela Casa Branca na ocasião, a medida tem como objetivo “acabar com a guerra de Obama e Biden contra a pressão da água” e “tornar os chuveiros dos Estados Unidos ótimos novamente”. A crítica se estende ao que Trump considera um excesso de regulamentações que sufocam a economia e limitam a autonomia dos cidadãos.