O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que recebeu uma ligação do líder chinês, Xi Jinping, com o objetivo de discutir a atual disputa comercial entre os dois países. A revelação foi feita em entrevista à Time Magazine, onde Trump destacou que os dois governos seguem em conversas para evitar a aplicação de tarifas pesadas sobre produtos chineses.
++MC Guimê relembra vício em álcool e outras drogas
Apesar de não especificar a data da ligação nem os detalhes da conversa, Trump declarou que o contato partiu de Xi e não o interpretou como sinal de fraqueza por parte do presidente chinês. Segundo ele, há um esforço mútuo para alcançar um acordo, uma vez que “todos querem negociar”, e reforçou sua postura como principal negociador dos interesses comerciais dos EUA.
Trump afirmou que consideraria uma vitória se os Estados Unidos mantivessem tarifas de 50% sobre produtos estrangeiros dentro de um ano. Ele alegou que há um valor com o qual a China se sentiria confortável, mas enfatizou que os EUA não podem permitir que Pequim continue lucrando trilhões às custas da economia americana.
++Leonardo retira ação contra frigorífico
O ex-presidente também criticou o déficit comercial acumulado pelos EUA, que, segundo ele, representa uma perda significativa para o país. “Quando você tem um déficit de quase 2 trilhões de dólares, eu chamo isso de prejuízo”, afirmou. Ele reforçou a necessidade de conter os lucros chineses como forma de preservar a sustentabilidade econômica americana.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.