O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu neste domingo (8) a implementação imediata de um cessar-fogo e o início de negociações entre Ucrânia e Rússia para encerrar o conflito armado. A declaração veio após um encontro em Paris com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o anfitrião Emmanuel Macron. Esta foi a primeira reunião presencial entre Trump e Zelensky desde a vitória de Trump nas eleições norte-americanas no mês passado.
++Angelina Jolie admite que quase não teve carreira de atriz
Trump expressou confiança em alcançar um acordo negociado e utilizou sua rede social, Truth Social, para reiterar o apelo: “Zelensky e a Ucrânia gostariam de um acordo para acabar com a loucura. Deve haver um cessar-fogo imediato e negociações devem começar.” Ele mencionou ainda que Kiev teria perdido aproximadamente 400 mil soldados, número que parece incluir mortos e feridos.
Trump destacou a importância de uma mediação internacional, sugerindo que a China poderia desempenhar um papel no processo de negociação. Ele também declarou que “este é o momento de agir” para o presidente russo, Vladimir Putin.
++Davi Brito se revolta com denúncia de vizinhos: “Vou tomar medidas cabíveis”
Zelensky, por sua vez, reforçou que a paz não pode ser alcançada sem garantias concretas. “A guerra não pode terminar apenas com um pedaço de papel e algumas assinaturas. Precisamos de garantias efetivas para evitar que um cessar-fogo seja quebrado, como já ocorreu anteriormente”, afirmou em sua conta no X (antigo Twitter).
Do lado russo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou está aberta ao diálogo, mas que qualquer negociação deve levar em conta os acordos preliminares alcançados em Istambul em 2022 e a atual realidade no campo de batalha, onde as forças russas têm registrado avanços. O presidente Putin mantém como condição que a Ucrânia não integre a Otan e que a Rússia retenha o controle sobre quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.