O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que irá impor uma tarifa de 25% sobre todos os automóveis, caminhões e autopeças fabricados fora do país. A medida, segundo ele, busca cobrar de nações estrangeiras que fazem negócios no território americano e levam empregos e riquezas para o exterior.
++Nikolas Ferreira critica Alexandre de Moraes na web: “Merd* de justiça”
A nova taxação começará a valer em 2 de abril para veículos completos, enquanto as autopeças serão tarifadas a partir de maio. No último ano, os Estados Unidos importaram cerca de oito milhões de automóveis, totalizando um valor de US$ 240 bilhões.
Os principais países afetados pela decisão são México, Coreia do Sul, Japão, Canadá e Alemanha, que estão entre os maiores exportadores de veículos para os EUA. O Brasil, apesar de não ter grande relevância na exportação de automóveis ao mercado americano, vende caminhões e autopeças para o país.
++Tatá Werneck se pronuncia sobre polêmica envolvendo Michelle Bolsonaro
A imposição das tarifas pode gerar tensões comerciais e afetar diversos setores da indústria automotiva global. Especialistas apontam que a medida deve encarecer os veículos importados para os consumidores americanos e provocar reações por parte dos países exportadores.