O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, realizou uma rara ligação ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo o fim da guerra na Ucrânia. Foi a primeira conversa direta entre os dois líderes desde dezembro de 2022, ano em que a Rússia iniciou a invasão em larga escala ao território ucraniano.
++Zelensky acredita em fim mais rápido da guerra sob governo Trump
De acordo com o porta-voz do governo alemão, Scholz condenou a guerra, solicitou a retirada das tropas russas e defendeu negociações para uma paz justa e duradoura. Ele também reafirmou o compromisso da Alemanha em apoiar a Ucrânia enquanto for necessário. A ligação foi realizada a pedido do próprio primeiro-ministro.
O Kremlin confirmou o telefonema e destacou que Putin considerou o diálogo “muito positivo”, apesar das divergências entre os dois países. O líder russo reforçou que qualquer acordo de paz deve respeitar os interesses de segurança da Rússia e reconhecer as mudanças territoriais ocorridas durante o conflito. Atualmente, forças russas controlam cerca de 20% do território ucraniano.
++STF analisa recursos de Robinho e maioria dos ministros já vota pela manutenção da prisão
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a iniciativa, alegando que ela compromete os esforços para isolar Putin internacionalmente. Em referência à mitologia grega, Zelensky afirmou que a conversa abriu uma “caixa de Pandora”, indicando que o ato pode desencadear consequências negativas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.