Início Notícias Mundo Rússia é acusada de usar míssil balístico em ataque a Dnipro, afirma...

Rússia é acusada de usar míssil balístico em ataque a Dnipro, afirma Ucrânia

As forças ucranianas acusaram a Rússia de utilizar um míssil balístico intercontinental (ICBM) durante um ataque ocorrido na manhã desta quinta-feira (21) contra a cidade de Dnipro, que resultou em dois feridos. Apesar da denúncia, o tipo específico de míssil empregado no ataque não foi confirmado, e a CNN informou que não conseguiu verificar a alegação de forma independente.

++Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se reencontram e trocam beijo 27 anos após “Titanic”

Os ICBMs são armas de longo alcance capazes de percorrer distâncias superiores a 5.500 quilômetros, com algumas versões alcançando mais de 9.000 quilômetros, conforme informações do Centro de Controle de Armas e Não Proliferação. Lançados inicialmente no espaço, esses projéteis liberam ogivas que reentram na atmosfera e atingem seus alvos.

Os mísseis balísticos têm uma classificação que varia de acordo com o alcance: os de curto alcance cobrem até 1.000 quilômetros, os de alcance médio vão de 1.000 a 3.000 quilômetros, e os de alcance intermediário chegam a até 5.000 quilômetros. Já os ICBMs superam essa marca mínima de 5.500 quilômetros.

++Neguinho da Beija-Flor anuncia despedida da Sapucaí no Carnaval de 2025

O primeiro lançamento de um míssil balístico intercontinental foi realizado pela União Soviética em 1957, seguido pelos Estados Unidos, que fizeram seu primeiro teste em 1959.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.