Início Notícias Mundo Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero junto com ministro das...

Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero junto com ministro das relações exteriores

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, faleceu em um acidente de helicóptero na província do Azerbaijão Oriental, conforme confirmado pela mídia estatal iraniana. Além de Raisi, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, e outras seis pessoas a bordo também perderam a vida. Entre os falecidos estavam o governador da província, Malek Rahmati, e o Imam Mohammad Ali Alehashem de Tabriz.

++Agência americana diz que agentes da China e Irã usaram deepfakes para influenciar eleições em 2020

A aeronave caiu em uma encosta íngreme e arborizada próxima à vila de Tavil, deixando poucos destroços além de uma cauda azul e branca. Imagens do local do acidente, capturadas por drones do Crescente Vermelho e divulgadas pela agência estatal Fars, mostraram a devastação. Pir-Hossein Kolivand, chefe do Crescente Vermelho Iraniano, informou que pelo menos 73 equipes de resgate foram enviadas ao local.

Ebrahim Raisi, nascido em 1960, iniciou sua carreira como promotor na década de 1980 e foi procurador-geral de Teerã em 1994, antes de se tornar chefe de justiça do Irã em 2019. Ele assumiu a presidência em junho de 2021 após vencer uma eleição marcada por baixa participação e alegações de manipulação.

++Liberou? Biden faz proposta para tornar maconha “droga menos severa”

Raisi foi alvo de sanções pelo Departamento do Tesouro dos EUA em 2019 devido à sua participação na “comissão da morte” de 1988 e a aprovação de execuções de menores de idade entre 2018 e 2019, segundo um relatório da ONU. A morte do presidente ocorre em um momento de grande tensão política no Irã.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.