Início Notícias Mundo Ministro Israelense ironiza ordens de Biden sobre Rafah: “Hamas ama Biden”

Ministro Israelense ironiza ordens de Biden sobre Rafah: “Hamas ama Biden”

Os Estados Unidos anunciaram a interrupção do envio de armas a Israel durante uma ofensiva em Rafah, e o presidente Joe Biden afirmou que suspenderá esse tipo de iniciativa, pedindo aos aliados que cessem os ataques na região entre a Faixa de Gaza e o Egito. Os israelenses bombardearam a área e lançaram uma invasão terrestre no que se acredita ser o último reduto do grupo extremista Hamas, uma região também usada como rota de fuga da guerra e como entrada de ajuda humanitária. Em entrevista à CNN, Biden afirmou que não fornecerá mais armas para lidar com Rafah, destacando a preocupação com as vítimas civis em Gaza devido aos ataques.

++Putin toma posse do quinto mandato e faz bravata “juntos, venceremos”

A decisão dos EUA gerou reações imediatas de diversos representantes do governo israelense. O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, ironizou a situação ao afirmar “Hamas ♥ Biden” em um tuíte. Já o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, expressou desapontamento com a decisão, enfatizando a necessidade de destruir o Hamas. O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, reiterou o compromisso de Israel em continuar lutando contra o Hamas, declarando que “não há guerra mais justa do que esta”. O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, afirmou que a guerra deve continuar até a vitória, apesar da oposição da administração Biden e da suspensão dos envios de armas.

++Rei Charles III comemora um ano da coroação, em meio ao tratamento contra um câncer

Nos Estados Unidos, houve manifestações contra a decisão do presidente Biden. O ex-presidente Donald Trump acusou seu adversário de se aliar aos terroristas. A suspensão dos envios de armas pode marcar um ponto de virada nas relações entre os EUA e Israel, levando a um aumento das tensões entre os dois países enquanto continuam os confrontos na região de Gaza.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.