Início Notícias Mundo Militares israelenses afirmam controle do Corredor Philadelphi, Gaza-Egito

Militares israelenses afirmam controle do Corredor Philadelphi, Gaza-Egito

As Forças de Defesa de Israel anunciaram hoje o estabelecimento de “controle operacional” sobre o Corredor Philadelphi, faixa de 14 quilômetros na fronteira entre Gaza e o Egito. Segundo o porta-voz Daniel Hagari, foram descobertos e neutralizados 20 túneis no local, usados para contrabandear armas, mercadorias e pessoas para Gaza. O Exército israelense afirmou que alguns dos túneis chegam até o Egito, sendo que 82 pontos de acesso foram identificados ao longo do corredor.

++Macron condiciona reconhecimento da Palestina a reformas na autoridade palestina

Israel também encontrou uma “infraestrutura terrorista” a um quilômetro a leste de Rafah, com entrada a apenas 100 metros da passagem de Rafah. O Hamas é acusado de usar o corredor para contrabando e construção de infraestruturas próximas à fronteira com o Egito. Hagari afirmou que o controle operacional permite aos militares israelenses coletar inteligência e atingir alvos no corredor, exceto por uma pequena área próxima ao mar onde não estão fisicamente presentes.

++Trump enfrenta veredicto crucial em caso criminal que pode impactar eleições de 2024

O governo egípcio negou as declarações israelenses, afirmando que não há comunicação sobre alegações de túneis ao longo da fronteira com Gaza. A TV estatal Al-Qahera TV citou um alto funcionário egípcio, dizendo que as declarações de Tel Aviv são mentirosas e refletem a crise enfrentada pelo governo israelense.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.