Lucas, um menino belga de 13 anos, tornou-se a primeira criança no mundo a ser curada de um tipo raro e agressivo de câncer cerebral, o glioma do tronco cerebral, também conhecido como DIPG.
++ Rei Charles 3º não acredita em quimioterapia
O DIPG é um tumor cerebral que geralmente acomete crianças entre 4 e 6 anos, com um prognóstico extremamente difícil. A maioria dos pacientes não sobrevive mais de um ano após o diagnóstico.
++ Companhia aérea se desculpa por mortes de pets em voo que colidiu e pegou fogo em pista, no Japão
Aos 6 anos, Lucas recebeu o diagnóstico de DIPG. Sem opções de tratamento tradicionais, sua família decidiu tentar uma nova abordagem: o estudo clínico Biomede, que testava novos medicamentos para a doença.
Lucas respondeu de forma excepcional ao medicamento Everolimus, que atua no interior das células tumorais. Exames de ressonância magnética mostraram o tumor desaparecendo completamente nos primeiros meses de tratamento.
Após um ano e meio sem sinais da doença, Lucas é considerado curado. Apesar de ser o único caso de remissão completa no estudo, sua história oferece esperança para outras crianças que enfrentam essa batalha.
Ainda não se sabe por que Lucas respondeu tão bem ao tratamento, mas os médicos acreditam que características biológicas individuais do tumor podem ter sido determinantes.
Embora o Everolimus ainda não seja uma opção amplamente disponível para pacientes com DIPG, a história de Lucas abre caminho para pesquisas e avanços no combate a essa doença devastadora.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS