Início Notícias Mundo Maduro sugere que letra “b” nos Brics representa Bolívar, gerando tensão com...

Maduro sugere que letra “b” nos Brics representa Bolívar, gerando tensão com Brasil sobre entrada da Venezuela

Em reunião dos chefes de Estado dos Brics, realizada em Kazan, na Rússia, o presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou que a letra “b” na sigla do grupo representaria Simón Bolívar, figura histórica das independências sul-americanas no século 19. No entanto, tradicionalmente, o “b” da sigla se refere ao Brasil, cujos representantes mostraram-se contrários ao ingresso da Venezuela no bloco, o que gerou descontentamento no governo de Maduro.

++Grávida, Lorena Maria desabafa sobre sintomas da gestação: “Não é doença, mas parece”

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, criticou a postura brasileira como “vergonhosa”, “grosseira” e “ofensiva”, acusando o Brasil de preservar “resquícios do bolsonarismo” em sua diplomacia. Rodríguez lamentou a postura que, segundo ele, não corresponde ao espírito do encontro do Brics.

A chancelaria venezuelana também emitiu um comunicado denunciando o “veto” brasileiro, apontando diretamente para Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico e negociador brasileiro nos Brics. No texto, a Venezuela não mencionou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

++Anitta e Vinícius Souza compartilham momentos românticos em trilha

Maduro, ao agradecer a Vladimir Putin pelo convite, defendeu a entrada da Venezuela no grupo, dizendo que o país poderia contribuir “revolucionariamente” com o bloco. Em resposta, Putin ressaltou que, para novas adesões ao Brics, é necessária a aprovação de todos os países membros, reafirmando a regra de consenso do grupo.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.