Início Notícias Mundo Macron enfrenta desafio político com antecipação de eleições legislativas na França

Macron enfrenta desafio político com antecipação de eleições legislativas na França

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a antecipação das eleições legislativas para junho e julho deste ano, em meio ao forte desempenho do partido de extrema-direita nas eleições europeias. Macron reiterou sua determinação em permanecer no cargo, independentemente do resultado eleitoral.

++Lula se manifesta após desistir de construir casas provisórias no RS

No entanto, com o partido de Marine Le Pen demonstrando crescimento, há o potencial de uma “coabitação” política, onde Macron poderia ser forçado a compartilhar o poder com um governo de orientação política diferente. Atualmente, o partido Renascimento, de Macron, detém a maioria na Assembleia Nacional, mas a ascensão do Reagrupamento Nacional aponta para um cenário desafiador para o presidente francês.

++Diplomata dos EUA na ONU insta Hamas a aceitar proposta de cessar-fogo

Se o Reagrupamento Nacional, ou outro partido, conseguir uma maioria no parlamento, Macron seria obrigado a nomear um adversário para o cargo de primeiro-ministro, que então seria responsável por escolher os ministros do gabinete. O desempenho eleitoral do partido de Marine Le Pen reflete o descontentamento dos eleitores com questões como imigração, violência e custo de vida, sinalizando um potencial realinhamento político na França.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.