Início Notícias Mundo Lula critica declaração de Maduro e envia observadores para eleições na Venezuela

Lula critica declaração de Maduro e envia observadores para eleições na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação nesta segunda-feira (22.jul.2024) com a recente declaração de Nicolás Maduro sobre a possibilidade de violência caso perca as próximas eleições. Em entrevista a agências internacionais, Lula destacou a necessidade de respeito ao processo democrático para que a Venezuela possa retornar à normalidade

++Lula opina sobre desistência de Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA

Lula afirmou ter ficado alarmado com as palavras de Maduro, que sugeriu um “banho de sangue” caso seja derrotado. “Quem perde as eleições deve aceitar o resultado e tomar um ‘banho de voto’, não de sangue”, disse o presidente brasileiro. Ele enfatizou que vencer ou perder eleições faz parte do aprendizado democrático.

Para assegurar a lisura do pleito venezuelano, Lula anunciou o envio de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, como observador das eleições na Venezuela. Além disso, a Justiça Eleitoral brasileira também enviará uma equipe de observadores para acompanhar o processo.

++Pesquisa aponta um ponto de diferença entre Donald Trump e Kamala Harris

O presidente brasileiro pretende solicitar ao Legislativo que também participe do monitoramento das eleições na Venezuela, reforçando a importância de uma supervisão internacional para garantir um processo justo e democrático.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.