Início Notícias Mundo Claudia Sheinbaum se torna primeira presidente mulher do México

Claudia Sheinbaum se torna primeira presidente mulher do México

Claudia Sheinbaum, candidata governista, venceu as eleições presidenciais do México neste domingo (2/6), tornando-se a primeira mulher a ocupar a presidência do país. Segundo projeções do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Sheinbaum conquistou entre 58,3% e 60,7% dos votos, superando amplamente sua principal adversária, a empresária Xóchitl Gálvez, que obteve entre 26,6% e 28,6%.

++Polícia americana revela detalhes sobre assalto que resultou na morte do ator Johnny Wactor

Em seu discurso de vitória, a ex-prefeita da Cidade do México, de 61 anos, destacou a importância histórica de sua eleição e agradeceu a Gálvez pela ligação de parabenização. Sheinbaum também celebrou o feito de seu partido, que alcançou maioria qualificada nas duas Casas do Congresso, reforçando o apoio popular que superou o do atual presidente e aliado político Andrés Manuel López Obrador, eleito com 53% dos votos em 2018.

López Obrador, que não pôde concorrer à reeleição devido às leis mexicanas, parabenizou Sheinbaum, destacando o momento histórico para a nação. Em sua conta no X, ele exaltou a escolha livre e democrática do povo mexicano. Durante a campanha, Sheinbaum prometeu continuar o legado de López Obrador, focando em combater a violência ligada ao crime organizado, estimular a economia, promover energias renováveis e combater a corrupção.

++Trump é condenado em caso de suborno à atriz pornô Stormy Daniels

A eleição, considerada a maior da história do México pelo INE, contou com a participação de cerca de 98 milhões de eleitores. Além da presidência, estavam em disputa 128 vagas no Senado, 500 na Câmara dos Deputados, cargos de governadores em oito estados, o de chefe de governo da Cidade do México e milhares de outras posições nos 32 estados do país.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.