O Papa Francisco fez um apelo ao povo venezuelano após a declaração de reeleição de Nicolás Maduro, que obteve a maioria dos votos em uma eleição amplamente contestada tanto pela oposição quanto por parte da comunidade internacional. O pontífice pediu que a população busque a verdade.
++ Maduro desafia críticas dos EUA e rejeita alegações de fraude eleitoral
“Faço um apelo genuíno a todas as partes para que busquem a verdade, ajam com moderação, evitem qualquer tipo de violência, resolvam as controvérsias através do diálogo e mantenham nos corações o verdadeiro bem da população, e não interesses partidários”, afirmou o Papa Francisco à multidão reunida na Praça São Pedro, no Vaticano.
++ Putin celebra retorno de prisioneiros russos após troca histórica com os EUA
Uma semana após a eleição, realizada em 28 de julho, Caracas ainda não publicou todas as atas eleitorais, o que dificultaria a verificação das contagens.
A oposição, que com a ajuda de voluntários reuniu boletins de urna de forma independente, alega que seu candidato, Edmundo González Urrutia, venceu com 67% dos votos. Por outro lado, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime chavista, afirma que Maduro obteve 51% dos votos, enquanto González Urrutia teria recebido 44%.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.