Stefan Thomas, um investidor alemão radicado em São Francisco, vive um verdadeiro drama: ele perdeu o acesso a uma fortuna de cerca de R$ 1,1 bilhão em Bitcoin por esquecer sua senha.
++ Mulher grávida descobre traição de marido com sua própria mãe
Em 2011, Thomas recebeu 7.002 Bitcoins como pagamento por um serviço prestado. Na época, a moeda digital valia pouco, mas seu valor disparou nos últimos anos, transformando o investimento em uma verdadeira fortuna.
++ Bilionários dos EUA planejam construir uma cidade exclusiva na Califórnia
O problema é que as Bitcoins de Thomas estão armazenadas em um dispositivo de segurança chamado IronKey, que funciona como um cofre digital. O dispositivo é protegido por senha e, se você esquecer a combinação, terá apenas 10 tentativas para recuperá-la. Caso contrário, a carteira digital será bloqueada para sempre.
Até agora, Thomas já utilizou oito das suas 10 tentativas para recuperar a senha, sem sucesso. A cada tentativa falha, a frustração e o sentimento de culpa aumentam.
Em entrevistas, Thomas relata as noites sem dormir, a depressão e a baixa autoestima que o afligem desde que perdeu o acesso aos seus Bitcoins.
“Eu estava absolutamente desesperado. Não consegui dormir durante noites. Até sofri de depressão”, contou ele ao “Berliner Zeitung”. “Mas muito pior do que a perda do dinheiro foi minha autocensura: eu simplesmente não conseguia acreditar que havia perdido algo tão importante. Eu me sentia um completo idiota, minha autoestima estava no porão. Houve brincalhões que me perguntaram: você já tentou ‘senha’?”, completou ele.
O drama de Thomas atraiu a atenção de diversas pessoas, desde charlatães que oferecem soluções místicas até especialistas em tecnologia e empresas de recuperação de dados que tentam ajudá-lo a recuperar a senha.
“Recebi todos os tipos de ofertas bizarras: várias pessoas com capacidades de canalização entraram em contato e também um profeta da Croácia. Por outro lado, também houve alguns especialistas em tecnologia e empresas de recuperação de dados que me ofereceram apoio”, continuou o alemão.
A história de Thomas não é um caso isolado. Estima-se que cerca de R$ 620 bilhões em Bitcoins estejam bloqueados online devido à perda de senhas ou chaves privadas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS