Início Notícias Mundo Biden volta atrás e envia ao congresso pacote de 1 bilhão de...

Biden volta atrás e envia ao congresso pacote de 1 bilhão de dólares em armas a Israel

 

O governo dos Estados Unidos enviou ao Congresso um pacote de armas no valor de US$ 1 bilhão para Israel, apenas alguns dias após o presidente Joe Biden afirmar que poderia suspender o fornecimento de armas ao país. O pacote inclui projéteis de tanque, morteiros e veículos táticos blindados, conforme relatado por uma autoridade dos EUA à Reuters. A discussão sobre a interrupção do fornecimento de armas ocorreu no contexto da operação israelense em Rafah, cidade ao sul da Faixa de Gaza.

++Em meio a tensão no cenário internacional, Xi Jinping receberá Putin

Biden afirmou em entrevista que os Estados Unidos não forneceriam artilharia e outras armas a Israel se o país lançasse uma grande ofensiva contra Rafah, na Faixa de Gaza, onde, segundo Israel, é o último bastião do grupo terrorista Hamas. Ele ressaltou que os Estados Unidos continuam comprometidos com a segurança de Israel, mas que não apoiariam ataques a centros populacionais. Uma pessoa do governo dos EUA mencionou à Associated Press que um envio de armas, incluindo bombas, chegou a ser interrompido, mas ainda não havia uma decisão definitiva sobre o envio.

++Visando eleições, Biden cria novas tarifas para produtos chineses

Essa medida ocorre em meio a tensões renovadas no conflito israelo-palestino, com Israel enfrentando críticas internacionais por seus ataques em Gaza. Os presidentes e membros mais elevados dos Comitês de Relações Exteriores do Senado e dos Assuntos Exteriores da Câmara revisam os principais acordos estrangeiros de armamentos, como esse enviado a Israel.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.