Início Notícias Mundo Alto comando da Otan considera adesão da Ucrânia como algo “inevitável”

Alto comando da Otan considera adesão da Ucrânia como algo “inevitável”

Os líderes da OTAN declararam na cúpula de Washington que a Ucrânia está em um caminho “irreversível” para se tornar membro da aliança. Sem fornecer um cronograma específico, a OTAN indicou que a adesão ocorrerá quando os aliados concordarem que as condições necessárias foram cumpridas. A aliança prometeu apoio contínuo a Kiev, destacando o progresso em reformas democráticas, econômicas e de segurança desde a cúpula de Vilnius.

++George Clooney pede que Joe Biden desista da reeleição em 2024

A aliança destacou o estabelecimento da Assistência e Treinamento de Segurança da OTAN para a Ucrânia (NSATU), que coordenará o fornecimento de equipamentos militares e treinamento. Este movimento é visto como uma garantia de apoio contínuo, especialmente diante de incertezas políticas, como uma possível reeleição de Donald Trump. A OTAN também se comprometeu a fornecer um financiamento mínimo de 40 bilhões de euros no próximo ano para a segurança ucraniana.

A declaração também expressou preocupações sobre a crescente parceria entre China e Rússia, acusando Pequim de facilitar a guerra da Rússia contra a Ucrânia. A OTAN pediu à China que cessasse todo apoio material e político à Rússia, enfatizando as responsabilidades de Pequim como membro do Conselho de Segurança da ONU. A aliança alertou que a guerra na Europa poderia impactar negativamente os interesses e a reputação da China.

++Zelensky pede ação imediata dos EUA antes de encontro com Biden

Além disso, a OTAN reconheceu os desafios sistêmicos colocados pela China à segurança euro-atlântica, citando atividades cibernéticas e híbridas maliciosas. A declaração também ressaltou a importância do Indo-Pacífico e destacou a cooperação contínua com parceiros da Ásia-Pacífico em áreas como defesa cibernética e combate à desinformação.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.