Início Notícias Mundo Agências de Inteligência afirmam que Rússia planeja ataque por toda a Europa

Agências de Inteligência afirmam que Rússia planeja ataque por toda a Europa

Agências de inteligência europeias alertam para possíveis planos da Rússia de realizar atos de sabotagem violentos em países do continente. Segundo o jornal Financial Times, os planos incluem explosões e destruição de infraestrutura, com potencial de causar baixas civis. Essas ações representariam uma escalada no conflito entre a Rússia e países da Europa Ocidental, após a invasão da Ucrânia e exercícios militares russos em resposta a possíveis intervenções da Otan no território ucraniano.

++Putin ordena que Rússia realize exercícios militares com armas nucleares

A Alemanha já deteve dois suspeitos de espionagem para a Rússia, acusados de planejar ataques de sabotagem, incluindo contra unidades militares dos Estados Unidos no país. Países como Estônia, Suécia e Reino Unido investigam atos criminosos contra infraestrutura, veículos oficiais e remessas de ajuda para a Ucrânia, suspeitando de envolvimento direto de agentes russos.

++

Especialistas em inteligência acreditam que o objetivo da Rússia é sobrecarregar os serviços de segurança da Otan com sabotagens, campanhas fraudulentas e ataques cibernéticos, possivelmente como preparação para futuras ações mais severas. O Kremlin, segundo relatórios, estaria usando imigrantes russos e grupos mafiosos como agentes de espionagem, buscando evitar o envolvimento direto de agentes profissionais em suas operações.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.