- A empresa conecta desde a Amazônia até o Rio de Janeiro. (Foto: Instagram)
- A Procuradoria-Geral da República também recomendou a rejeição das ações. (Foto: Instagram)
- Suspensão do X foi determinada nesta sexta-feira. (Foto: Instagram)
- A volta do X depende do cumprimento da legislação brasileira. (Foto: Instagram)
- Apple e Google não precisam remover VPNs. (Foto: Instagram)
- Descumprimento de ordem judicial motivou decisão. (Foto: Instagram) post de um político. (Foto: Instagram)
- O caso envolve disputas sobre soberania judicial. (Foto: Instagram)
- O caso foi dividido em cinco núcleos. (Foto: Instagram)
- Para Dugin, a censura ao X é prejudicial à verdadeira liberdade de expressão. (Foto: Instagram)
- sessão começas às 19h (Foto: Agência Brasil)
- Brasileiros buscam alternativas para manter acesso a redes sociais em meio a turbulências legais. (Foto: Instagram)
- Nesta sexta-feira (30), o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi retomado, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), formou a maioria, de 4 votos a 1 pela condenação e inelegibilidade do ex-mandatário, nos próximos oito anos. Ele está impedido de concorrer nas eleições de 2024, 2026,2028 e 2030 (Foto: Agência Brasil)
- Luís Roberto Barroso falou sobre a tentativa de golpe. (Foto: Instagram)
Uma reportagem da Folha de S. Paulo, publicada nessa terça-feira, divulgou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria sido utilizado por Alexandre de Moraes para investigar bolsonaristas.
++ Haddad diz que Brasil está no caminho de recuperar as finanças
O setor de combate à desinformação TSE teria sido demandado de forma não oficial pelo gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), durante e após as eleições de 2022.
O jornal informou que teve acesso a 6 gigabytes de mensagens e arquivos trocados via WhatsApp por auxiliares de Moraes. Entre eles o seu principal assessor no STF, Airton Vieira, que ainda ocupa o posto de juiz instrutor. O jornal alega que obteve o material com fontes que tiveram acesso aos dados de um telefone, não decorrendo de interceptação ilegal ou acesso a hacker.
++ Pai desabafa após morte trágica do filho pelas mãos da mãe
Em alguns momentos das conversas, de acordo com a reportagem, assessores relataram irritação do ministro com a demora no atendimento às suas ordens. “Vocês querem que eu faça o laudo”, consta em uma das reproduções de falas de Moraes. “Ele cismou. Quando ele cisma, é uma tragédia”, comentou um dos assessores. “Ele tá bravo agora”, disse outro.
As mensagens com pedidos informais teriam sido enviadas por Airton Vieira a Eduardo Tagliaferro, um perito criminal que à época chefiava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) no TSE. Tagliaferro deixou o cargo em maio de 2023, após ser preso sob suspeita de violência doméstica contra a esposa.
As mensagens mostram, conforme o texto, que Airton Vieira pedia informalmente ao funcionário do TSE relatórios específicos contra aliados de Jair Bolsonaro (PL). Tais documentos eram enviados da Justiça Eleitoral para o inquérito das fake news, no STF.
Os diálogos teriam mostrado ao menos vinte casos em que o gabinete de Moraes solicita de maneira extraoficial a produção de relatórios pelo TSE.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.