Lula reforça cooperação regional com o Caribe durante cúpula na Guiana. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
O encontro enfatizou parcerias econômicas e a necessidade de melhorar conexões de transporte. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
O ex-presidente critica falta de financiamento internacional para enfrentar desafios como a mudança climática. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
Reuniões bilaterais abordam questões como disputas territoriais e integração da infraestrutura. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
Lula visitou 28 países desde o início de seu terceiro mandato. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Personalidades do governo também comparecem à cúpula. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de evento com Chefes de Governo da Comunidade do Caribe – CARICOM, em Georgetown, Guiana. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Lula sendo recepcionado após desembarque. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
A recepção ocorreu com direito a honras militares. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
Secom destaca importância de considerar resultados tangíveis das viagens. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Relações internacionais do Brasil são fortalecidas através das visitas de Lula. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Lula discursou por cerca de 30 minutos na cúpula. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
“Nosso maior obstáculo é a falta de conexões, seja por terra, por mar ou pelo ar” destacou Lula. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert / PR)
Investimentos estrangeiros são atraídos para o país durante essas agendas. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
“Um genocídio na Faixa de Gaza afeta toda a humanidade, porque questiona o nosso próprio senso de humanidade” afirmou Lula novamente sobre o conflito Israel e Hamas. (Foto: Reprodução Ricardo Stuckert)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o compromisso do Brasil com a cooperação e integração regional durante sua participação na 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Caricom, realizada na Guiana. Em seu discurso, enfatizou a importância de parcerias econômicas e a necessidade de melhorar as conexões de transporte entre o Brasil e os países caribenhos.
Lula também criticou os países desenvolvidos por não cumprir suas promessas de financiamento para enfrentar desafios como a mudança climática. Ele defendeu uma maior cooperação internacional para abordar questões compartilhadas e destacou o compromisso do Brasil em sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP).
Além disso, durante sua estadia na Guiana, Lula realizou encontros bilaterais com líderes regionais para discutir questões de interesse mútuo, incluindo a disputa territorial entre Guiana e Venezuela pelo Essequibo, além de temas relacionados à energia e integração da infraestrutura.
A reintegração do Brasil à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), após sua saída durante o governo anterior, demonstra o compromisso de Lula com a cooperação regional e a diplomacia multilateral desde o início de seu mandato.