Início Notícias Lula afirma que Brasil deixou de ser país de terceiro mundo: “O...

Lula afirma que Brasil deixou de ser país de terceiro mundo: “O mundo está mudando”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento de anúncio da ampliação do Brics, ao longo desta quinta-feira (24). O político, que esteve presente na cúpula direto de Joanesburgo, na África do Sul, afirmou que o Brasil deixou de ser considerado um país de terceiro mundo, e agora é visto como ‘Sul Global’.

++ Advogado de Michelle Bolsonaro desiste do caso das joias após conflito

Na ocasião, o líder petista ressaltou a importância de trabalhar com pautas pacíficas em meio às questões de guerra ao redor do mundo, e se prontificou em ajudar em acordos de conciliação. “Em qualquer Fórum que eu estiver presente, vou falar de paz e não de guerra. Alguém precisa começar a provocar essa paz. A guerra na Ucrânia já passa de um ano. Oito milhões que estão fora do país. O dia que a Rússia e a Ucrânia quiserem debater a paz, o Brasil vai ser um dos primeiros a reconhecer”, iniciou.

Lula, então, ressaltou as transformações do mundo, e assegurou que o Brasil não é mais de terceiro mundo. “Éramos chamados de terceiro mundo. Agora somos Sul Global. É um passo importante porque o mundo está mudando”, disse.

++ Bolsonaro é internado em hospital em São Paulo

“A geopolítica começa a mudar e a gente ganha consciência que os países em desenvolvimento precisam se organizar. Queremos garantias que seremos tratados em igualdade de condições”, declarou Lula.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.