Siafi, sistema de administração financeira do Governo Federal, responsável por operações de pagamentos, se tornou alvo de um ataque hacker, segundo informações de uma reportagem feita pelo jornal Folha de S. Paulo.
++ Elon Musk pode comprar a Globo? Entenda a possibilidade com base na Constituição
O episódio, inclusive, teria ocorrido neste mês de abril, e a Polícia Federal se envolveu na investigação, com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e sob suspeita que os criminosos teriam conseguido desviar dinheiro da União.
A desconfiança dos ataques, inclusive, surgiram após os criminosos terem permanecido durante alguns meses, realizando uma prática conhecida como “pesca de senhas”, feita por meio de links tendenciosos que instalam “malwares” e “ransomwares” nos celulares e computadores dos alvos quando clicam nesses links duvidosos.
++ Putin diz que EUA repetirão Vietnã após apoio americano a Ucrânia
De acordo com as investigações, uma das primeiras tentativas contra o Governo Federal ocorreu no começo do mês, sob uso uso não autorizado do acesso de um gestor do sistema ligado à Câmara dos Deputados. Numa tentativa de evitar uma nova invasão, o Tesouro Nacional – responsável pelo Siafi e pela administração financeira – inseriu novas medidas de segurança para o reconhecimento desses usuários.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.