Início Notícias Foragidos de Mossoró denunciados por rebelião em Rio Branco

Foragidos de Mossoró denunciados por rebelião em Rio Branco

Foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram denunciados pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) por sua participação em uma rebelião ocorrida no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, no ano passado. Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, estão entre os 13 presos acusados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

++Preso por mais de 2 anos, homem é inocentado em São Paulo

A rebelião, que resultou na morte de cinco detentos, três deles decapitados, teve início em julho do ano anterior e se estendeu por mais de 24 horas. O desfecho, após 16 horas de negociações com os presos, resultou na libertação de um policial penal que estava como refém. Contudo, durante o conflito, cinco membros de uma facção rival foram assassinados, com três deles tendo suas cabeças arrancadas.

Janilson da Silva Ferreira, policial penal ferido durante a rebelião, busca tratamento fora do estado para recuperar a visão após ser atingido por um tiro no olho. As autoridades da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) inicialmente consideraram o episódio como uma tentativa de fuga com tomada de reféns, porém, surgiram especulações de que a rebelião teria sido planejada por uma facção para eliminar membros rivais.

++Suprema Corte Americana mantém elegibilidade de Trump

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, após sua participação na rebelião, foram transferidos para o presídio federal de Mossoró em setembro, mas fugiram em fevereiro deste ano. As buscas por eles, que já duram 22 dias, concentram-se nas áreas rurais de Mossoró e Baraúna, no Rio Grande do Norte. Este é o primeiro caso de fuga registrado na história do sistema penitenciário federal, que engloba cinco presídios de segurança máxima.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.