A Qdenga, vacina contra a dengue que está disponível no SUS, de acordo com estudo, reduz pela metade o risco da doença.
A pesquisa foi publicada em agosto na revista Vaccines. O imunizante também foi considerado bastante seguro, apresentando poucos efeitos colaterais nos voluntários acompanhados.
++ STF mantém suspensão do X por unanimidade e complica Elon Musk
Realizada por pesquisadores da Universidade de Bolonha, na Itália, a investigação foi a primeira meta-análise global sobre a eficácia da TAK-003, mais conhecida como Qdenga.
“São resultados muito bons e que não são fruto de uma conclusão precipitada: foram necessários muitos anos para desenvolver uma vacina com resultados tão bons”, afirmou o médico Lamberto Manzoli, diretor da Escola de Medicina Preventiva da Universidade de Bolonha, que coordenou o estudo, em comunicado à imprensa.
20 mil voluntários, de diversos grupos sociais e nacionalidades, foram acompanhados pela pesquisa. Os resultados mostraram que a vacina reduziu o risco de contrair a doença em 50%. Além disso, houve uma manutenção da quantidade de anticorpos mais de um ano após a vacinação, tanto com uma única dose quanto com as duas doses recomendadas para o esquema completo.
++ Rapper exige que Pablo Marçal tire sua música de campanha eleitoral
Fabricada pelo laboratório Takeda, a vacina Qdenga foi aprovada no Brasil em março de 2023 e começou a ser aplicada em janeiro de 2024.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.