Nesta manhã (01/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas às potências mundiais que lucram com as guerras e não cumprem acordos internacionais, na COP28, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. A cimeira ocorre nos Emirados Árabes Unidos.
No discurso, Lula questionou presidentes, chefes de governos e representantes. “Quantos líderes mundiais estão, de fato, comprometidos em salvar o planeta?”. “Precisamos de atitudes”, disse.
++Lula Vetou Cappelli como ministro da Justiça interino
Com o país pressionado internacionalmente devido às questões ambientais, o chefe do executivo brasileiro utiliza a COP28 na tentativa de responsabilizar os países ricos pela crise climática. Lula discursará novamente hoje, após ser um dos poucos a falar na abertura do evento.
Em uma de suas falas, destacou o descumprimento dos acordos climáticos e o investimento de 2,2 trilhões em armas. “Essa quantia poderia ser investida no combate à fome e no enfrentamento da mudança climática”.
++Naiara Azevedo adia show após justiça conceder medida protetiva
O presidente também questionou a respeito das emissões de carbono dos mísseis usados em conflitos: “Quantas toneladas de carbono são emitidas pelos mísseis que cruzam o céu e desabam sobre civis inocentes, sobretudo crianças e mulheres famintas?”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS