Início Notícias Brasil Senado aprova PEC que criminaliza porte e posse de drogas

Senado aprova PEC que criminaliza porte e posse de drogas

 

O Senado aprovou nesta semana uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte e a posse de drogas.

++ Com vacina da dengue perto de vencer, Governo amplia faixa etária para 59 anos

O texto criminaliza as duas condutas e qualquer quantidade. O mecanismo é introduzido pela PEC dentro do artigo 5° da Constituição, que estabelece os direitos e garantias individuais dos brasileiros.

Pela proposta, deverá haver distinção entre traficante e usuário, o que já ocorre, com base na Lei de Drogas, em vigor desde 2006. Em outra repetição do teor da legislação de 2006, a PEC determina que o usuário terá penas alternativas à prisão, como prestação de serviços sócio-comunitários, comparecimento a cursos etc.

O que muda é que a PEC deixa bem claro que essas punições precisam ocorrer, independente de qualquer critério. A proposta aprovada no Senado é uma reação de parlamentares a um julgamento, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), que discute a constitucionalidade de um trecho da lei de 2006. O caso pode descriminalizar o porte de maconha, em pequena quantidade, para uso pessoal. Os ministros definiriam qual quantidade máxima de maconha seria tolerada.

++ Adolescente de 17 anos é detido por crimes virtuais em Brasília

Na opinião de especialistas, com a PEC o Congresso “amarraria” o STF e tornaria inconstitucional eventual decisão do julgamento no sentido de descriminalizar a conduta da pessoa pega com pequena quantidade de maconha.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.